Chegou mais um Outubro Rosa, e como de costume, o Conselho Federal de Biomedicina anualmente se insere nessa campanha e busca de alguma forma apoiá-las na prevenção e no combate à Doença. No entanto, neste ano, eu gostaria de manifestar o meu apoio e solidariedade a todas as mulheres que sofrem com esse acometimento e também aos homens que têm em seus ciclos mulheres que enfrentam bravamente essa batalha. Minha solidariedade hoje não é só de um profissional de saúde, é de um homem, que também é filho, esposo e pai.

O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no mundo, mas se detectado no inicio as chances de cura são otimistas. O cuidado com o corpo, o autoexame e a ida aos profissionais especializados muitas vezes soam para nós, profissionais de saúde, como algo distante. Cuidamos do próximo, mas por vezes nos preterimos. O apelo hoje é para que você, mulher, se cuide. Se toque. Tire um tempo pra si e dedique-se à sua saúde. E para os homens, não deixem de incentivar e de apoiar. Nossa conduta e postura fazem toda a diferença nesse momento de empatia e solidariedade.

De acordo com a organização não governamental Outubro Rosa, por ano, são contabilizados cerca de 57 mil novos casos, com uma média assustadora de mortalidade que chega a 13 mil mulheres. É um câncer de difícil prevenção, uma vez que a doença está ligada ao histórico familiar e aos hábitos de vida. A grande arma que temos nas mãos é o diagnóstico precoce, ou seja, descobrir o tumor quando ele ainda é pequeno.

Para nós, profissionais da saúde, a campanha Outubro Rosa é recebida com muito entusiasmo e são campanhas assim, motivadoras e de encorajamento, que nos fazem acreditar no avanço progressivo da sociedade, dando a todos nós, principalmente aos Biomédicos a esperança de que um dia a guerra contra o câncer será vencida.

É fundamental que as mulheres estejam bem atentas às suas mamas e ao menor sinal de qualquer irregularidade como excreção de liquido ou caroço que procure ajuda profissional.

Cuide-se, cure-se. Se toque contra essa doença!

Abraços fraternos!

Silvio Jose Cecchi
Presidente do CFBM