O Conselho Regional de Biomedicina da 2º Região (CRBM2) e mais 11 órgãos de classe do Piauí assinaram um manifesto pedindo o reforço na adoção de medidas de proteção, além da ampliação das medidas restritivas já implantadas no estado.

No manifesto, o CRBM2 se mostra preocupado com o aumento de casos de Covid-19 no Piauí, a circulação de novas cepas, além da lotação máxima de leitos de UTI, que hoje já conta com mais de 100 pacientes na lista de espera. O Piauí já registrou mais de 3,6 mil mortes pelo novo coronavírus.

“Cabe destacar que esta nota vem em momento crucial ante o colapso da saúde e não exime, de forma alguma, a responsabilidade do poder público na manutenção das escalas completas de profissionais de saúde – em virtude de dispormos de profissionais em quantidade e qualificação suficientes para ocupá-las, não cabendo qualquer justificativa nesse sentido. Além disso, faz-se necessária a fiscalização mais rigorosa do cumprimento das medidas de restrição e ainda a garantia da quantidade de vagas para internação e tratamento de todos os pacientes, por meio da abertura de novos leitos, tendo em vista o desmonte de leitos ocorrido nos últimos meses”, diz o manifesto.

E completa: “As entidades solicitam a colaboração de TODOS (poder público e população em geral) para agirmos de forma mais eficaz e rígida possível, a fim de preservar a vida de todos e reduzir a dramática pressão por atendimento hospitalar que se verifica nesse momento, especialmente em UTIs.”

Você pode ler o manifesto AQUI:

(ARQUIVAR ANEXO)

Além do Conselho Regional de Biomedicina da 2º Região, assinam o manifesto:

Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI)

Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí (OAB-PI)

Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI)

Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14º Região (CREFITO 14)

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí (CRMV-PI)

Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI)

Conselho Regional de Psicologia da 21º Região (CRP 21)

Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI)

Conselho Regional de Fonoaudiologia da 8º Região (CREFONO 8)

Sindicato dos Odontologistas do Estado do Piauí (SOEPI)

Com avanço da Covid-19 no Piauí, CRBM2 pede reforço nas medidas restritivas e de adoção no estado
Clique na AQUI e veja documento completo.