O Curso de Ciências Biomédicas, ou Biomedicina, como é mais conhecido, foi implantado primeiramente em 1966 na Escola Paulista de Medicina. No Nordeste o primeiro local a adotar o curso foi a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o segundo curso mais antigo no país.
O curso de biomedicina foi criado com o intuito de capacitar futuros docentes e pesquisadores nas áreas de medicina e biologia. Na UFPE, a primeira turma de biomédicos se formou em 1971. Logo em seguida, diversos outros cursos foram criados nos demais estados com a grade curricular e objetivos distintos.
Mesmo com a primeira turma já formada na UFPE a profissão do Biomédico só foi regulamentada em 1979 e o Conselho Federal e os Regionais de Biomedicina também foram criados posteriormente.
A Universidade Federal de Pernambuco é referência no Curso de Bacharelado em Ciências Biomédicas. O curso tem o objetivo de formar profissionais de grande capacidade na atividade de pesquisa e docência em nível superior nas diversas áreas de Biomedicina.