Durante os dias 16 a 18 de novembro, o CRBM2 organizou o IV Congresso de Biomedicina da Região Nordeste e a I Jornada de Hematologia e Hemoterapia, na cidade de Fortaleza. O evento reuniu profissionais e estudantes de todo o país, na Fábrica de Negócios. O Congresso de Biomedicina já é tradicional e reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes da área e afins para troca de conhecimento, networking, além de palestras e minicursos.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 2º Região (CRBM2), Dr. Djair de Lima Ferreira, o evento visa enfatizar a relevância da profissão biomédica no contexto nacional e falar da necessidade da biomedicina de maneira interdisciplinar. “O Congresso foi um sucesso de público e mostrou a relevância da profissão biomédica no contexto nacional e a importância da Biomedicina de modo interdisciplinar, contribuindo para a capacitação profissional e o desenvolvimento da assistência à saúde de qualidade, pautado no conhecimento científico”, explica. Entre os assuntos discutidos no Congresso, tivemos a Estética, Genética Humana, Hematologia, Citopatologia, Microbiologia, Gestão Laboratorial, Saúde Pública, Serviços de Hemoterapia, Reprodução Assistida, Fisiologia do Esporte, entre outros.

A novidade deste ano é que, juntamente com o Congresso, foi realizada a I Jornada de Hematologia e Hemoterapia. A Jornada contou com a presença de profissionais da área dos serviços hemoterápicos de todo o país, discutindo assuntos relevantes no segmento da hematologia e hemoterapia e todos os seus desafios atuais.

Um dos momentos mais icônicos do evento aconteceu durante a palestra de abertura com a biomédica e pesquisadora Jaqueline Goes de Jesus, responsável por coordenar a equipe que mapeou os primeiros genomas do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil. “Eu me sinto muito honrada em participar de um Congresso tão importante como esse. É a primeira vez que participo de um congresso regional e ser recebida de uma forma tão acalorada me deixa feliz e com o sentimento de que a responsabilidade é grande”, afirmou.

Confira as fotos: