Foi emocionante a abertura do 3º Congresso de Biomedicina da Região Nordeste, que começou nesta quarta-feira (19), no Hotel Beach Class Convention By HÔMR, no Recife. O evento, que voltou a ser realizado pela primeira vez desde 2018, promove o Jubileu de Ouro da Biomedicina da UFPE, uma homenagem à primeira turma de biomédicos formados pela Universidade Federal de Pernambuco.

O Congresso contou com a apresentação do Maracatu de Baque Solto Piaba de Ouro, um dos maracatus mais tradicionais de Pernambuco, que envolve vários segmentos da cultura popular, como o cavalo-marinho, mamulengo, ciranda, forró de rabeca, caboclinho, entre outros.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 2º Região (CRBM2), Dr. Djair de Lima Ferreira, que também preside o Congresso, o Congresso enfatiza a relevância da profissão biomédica no contexto nacional. “Trabalhamos arduamente para que o biomédica seja reconhecido como um profissional de excelência. A pandemia provou que o biomédico foi um grande exemplo de profissional na linha de frente contra a Covid-19. Esse Congresso vem pra valorizar essa categoria tão importante para a saúde”, enfatiza Dr. Djair.

Dentre os temas discutidos estarão a Estética, Genética Humana, Hematologia, Citopatologia, Microbiologia, Gestão Laboratorial, Saúde Pública, Serviços de Hemoterapia, Reprodução Assistida, Fisiologia do Esporte, entre outros, além de haver momentos para as discussões voltadas para o mercado de trabalho propostas pelo SINBIOPE.

Confira as fotos do 1º dia:

O 3º Congresso de Biomedicina da Região Nordeste tem o apoio do Conselho Regional de Biomedicina da 2º Região (CRBM2). A realização do evento é do Sindicato dos Biomédicos do Estado de Pernambuco.

Os patrocínios são do Conselho Regional de Biomedicina da 1º Região (CRBM1); Conselho Regional de Biomedicina da 3º Região (CRBM); Conselho Regional de Biomedicina da 4º Região (CRBM4); Conselho Regional de Biomedicina da 5º Região (CRBM5); Conselho Regional de Biomedicina da 6º Região (CRBM6); Faculdade de Ciências e Educação em Saúde (Faccesa); Associação Brasileira de Biomedicina (ABBIOM); Instituto Pró-Hemo (IPH); e Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).