O CRBM2 participou no último dia 21 de Novembro de uma Sessão Solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal para comemorar o Dia do Biomédico. A homenagem foi uma autoria do deputado Jorge Vianna (PSD), que disse que a data “nos permite refletir sobre os avanços notáveis alcançados por essa profissão e sua inestimável contribuição para os serviços de saúde”. Durante a cerimônia, os deputados citaram a Lei 6.684/1979, que reconheceu e disciplinou a profissão de biomédico no País, profissional essencial para a área da saúde, especialmente nas atividades laboratoriais.

Pelo CRBM2, participaram o presidente, Dr. Djair de Lima Ferreira, e o vice-presidente, Dr. André Silva. O presidente do CFBM, Silvio José Cecchi, e os presidentes dos demais Conselhos Regionais, marcaram presença no evento. Durante o evento, foi apresentado um vídeo institucional do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) demonstrando a robustez da profissão, que abarca cerca de duzentos mil biomédicos, oitocentos cursos, 150 mil acadêmicos, oitocentos cursos, mais de trinta habilitações, uma academia brasileira e uma escola nacional com atuação exclusiva, seis conselhos regionais e mais de trinta associações, além de federação nacional.

O presidente do Conselho Federal de Biomedicina, Silvio José Cecchi, agradeceu a homenagem da CLDF à categoria, da qual 80% são mulheres, ao salientar o “DNA de luta” da profissão. Do mesmo modo, o presidente do Conselho Regional de Biomedicina, Renato Pedreiro Miguel, narrou a “história de lutas e desafios” nesses quarenta anos e assinalou a versatilidade da carreira. Em nome da Secretaria de Saúde do DF, o biomédico Samuel Araújo Júnior, que trabalha no Hospital Regional de Samambaia, endossou o lema “DNA de luta”, que, segundo ele, ilustra bem a atuação dos biomédicos no DF no constante desafio de aumentar a representatividade e o número de profissionais na rede, posição corroborada pela vice-presidente do Sindicato dos Biomédicos do DF, Veralúcia Rodrigues.

Por sua vez, os novos espaços e recentes áreas de atuação dos biomédicos, como a tricologia capilar e a fisiologia do exercício, foram enfatizados pela presidente da Associação dos Biomédicos do DF, Aline Vesely, que defendeu a capacitação e a atualização profissional. Também ressaltou o aspecto multidisciplinar da profissão o presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, Osnei Okumoto. Nesse cenário, o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), Raul Canal, sugeriu aos conselhos profissionais realizar uma campanha de divulgação e esclarecimento sobre a atuação e a importância dos biomédicos.

Diversos biomédicos, como Homero Melo, se manifestaram a favor do fortalecimento da profissão no DF. Ainda durante o evento, foi feito um minuto de silêncio em memória da biomédica Ana Paula Farias. Ao final, foram entregues moções de louvor da CLDF a profissionais da área pelos serviços prestados à população do DF.

Fotos: Eurico Eduardo/Agência Câmara Legislativa do DF

*Com informações da assessoria do CRBM2 e da Câmara Legislativa do DF

FOTOS: