O CRBM2 lamenta a morte da biomédica piauiense, Dr. Lair Guerra de Macedo Rodrigues, de 81 anos, na manhã desta quarta-feira (13). Natural de Curimatá, a pouco mais de 700 km de Teresina, Lair é um dos grandes nomes da ciência brasileira. Ela foi a primeira coordenadora do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, em 1986, auge da epidemia de HIV/AIDS. Em reconhecimento ao seu trabalho, a Assembleia Geral da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical indicou o seu nome para o Prêmio Nobel da Paz em 2004.

Lair graduou-se na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 1977 começou a lecionar Microbiologia na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a administrar o laboratório da universidade. Ela também foi professora da UnB (Universidade de Brasília). A piauiense fez pós-graduação no Centro de Controle de Doenças (CDC) em Harvard, nos Estados Unidos. Ao obter bolsa da Organização Pan-americana de Saúde foi morar em Atlanta, na Geórgia (EUA), com a família. Na cidade americana atuou como pesquisadora visitante na área de doenças sexualmente transmissíveis no Center for Disease Control (Centro de Controle de Doenças). Paralelamente, cursou o mestrado em Microbiologia na Georgia State University, enquanto acompanhava as primeiras pesquisas sobre o vírus HIV.

Ao retornar ao Brasil dirigiu o Programa de Saúde Materno-Infantil do Ministério da Saúde. Devido à sua experiência, foi nomeada para coordenar o programa brasileiro de controle DST/Aids, que virou um exemplo para todo o mundo. Sob a coordenação de Guerra, surgiram as campanhas nacionais de rádio, televisão e mídia impressa para informar a população e qualificar profissionais para o combate às DST/Aids. O trabalho da biomédica lhe rendeu a indicação ao Prêmio Nobel da Paz por tornar o programa brasileiro exemplo para o mundo. Incansável, Lair Guerra, enfrentou a burocracia, falta de recursos e o preconceito.

A comunidade cientifica do Brasil lamentou profundamente a morte da biomédica Lair Guerra de Macedo Rodrigues. O Ministério da Saúde, a Fiocruz, o Governo do Piauí e a OAB-PI divulgaram notas de pesar.