Simpósio de Biomedicina proporciona mais conhecimento para alunos

A 3ª edição contou com a presença de profissionais e especialistas dá área, que deram um panorama sobre setor de Biomedicina no estado
A abertura do III Simpósio de Biomedicina, realizado na Unidade Salgado Filho, reuniu alunos e profissionais da área em um debate sobre a profissão e o mercado para o biomédico em âmbito nacional e local.

No primeiro dia do evento os estudantes tiveram a oportunidade de saber mais sobre o cenário em que o profissional atua, com palestras da represente do Sindicato dos Biomédicos do RN – SINBIERN, Dayse dos Santos Arimatéia, e do Presidente do Conselho Regional dos Biomédicos da 2ª Região- CRBM2, Dr. Luís de França Ribeiro Neto, que destacaram os desafios e as conquistas da categoria.

O evento contou com a presença do Coordenador do Curso de Biomedicina da Universidade Federal do RN – UFRN, Dr. José Veríssimo Fernandes, que falou da importância do evento como forma de unir estudantes de várias Instituições. “É uma forma de congraçamento e de troca de experiências, o qual ajuda na formação e terão como missão levar a diante as causas da categoria”, destacou.

A Coordenadora do Curso da UnP, Ana Isabela Lopes Sales, ressaltou a ideia de unir representantes de outras instituições como forma de fortalecer o setor de Biomedicina, que vem ganhado destaque por seu crescimento no país e na região, além de salientar a importância do evento para os alunos. “Cresce o setor e os profissionais, com mais conhecimento. Essa interação é importante para os alunos e biomédicos”, concluiu.

Para o estudante da sétima série do Curso, Alissandro Messa, o evento proporciona a chance de conhecer melhor o mercado. “Precisamos saber o que está acontecendo na área em que vamos atuar, ouvindo os profissionais do setor, como forma de nos adequar ao que o mercado exige, além de ser uma troca de saberes”, qualificou o aluno, que participa pela terceira vez do encontro.

Durante sua explanação no evento, o Presidente do CRBM2, Luís de França, lançou um desafio para novos profissionais que estão entrando no mercado: resgatar a forma humana de cuidar das pessoas, e para tal, de acordo com o especialista, é necessário sair do automatismo no serviço de saúde e dar mais atenção para o lado afetivo. “Precisamos recuperar a nossa humanidade, reciclar o nosso humano, que é a nossa maior alegria”, desafiou.

Os demais dias do evento conta ainda com minicursos e palestras, além de mesas redondas. Veja a programação.

25/11

Manhã – Laboratório Multifuncional e Anfiteatro

– 8h às 12h – Minicursos

  • Uroanálise
  • Acupuntura

Tarde – Auditório

– 14h às 15h – Palestra “Pesquisa Interdisciplinar em Saúde”

– 15h às 16h – Palestra “Câncer no Rio Grande do Norte”

– 16h15 às 18h – Mesa-redonda “Cases de Sucesso”

26/11

Manhã – Auditório

– 8h às 9h15 – O papel do laboratório de microbiologia no diagnóstico de bactérias multirresistentes

– 9h15 às 10h30 – Atuação do Biomédico em Perícia Criminal

– 10h30 as 12h – Hemoterapia e Banco de Sangue

Tarde – Auditório

– 14h às 16h – Sessão de Pôsteres e Mostra de Habilitações

– 16h15 às 17h – Premiação e Encerramento

Veja matéria completa e maiores informações no website da Instituição clicando aqui.