O Conselho Regional de Biomedicina – 2ª Região levou até a cidade de Maceió, em Alagoas, no dia 16 de Março de 2019, o Projeto CRBM2 Itinerante. Uma ação de aproximação com os Biomédicos do estado, para ouvir seus anseios e esclarecer dúvidas sobre o papel do órgão fiscalizador da profissão. O evento aconteceu no auditório do Hotel Ponta Verde, na praia de Ponta Verde.

O CRBM2 Itinerante levou aos alagoanos os serviços de solicitação de inscrição (para os que ainda não o tinham feito), atualização de dados cadastrais e requerimento de Certificado de Responsabilidade Técnica (RT).

O casal de biomédicos Marcos Hilário Costa Lima (CRBM nº 35) e Maria de Fátima de Almeida Lima (CRBM nº 36) tem 41 anos de formatura. Eles se deslocaram do interior para Maceió para tratar de assuntos referentes à mensalidade e RT. “Achei ótima a ideia de vocês virem até nós. Deviam levar esse projeto para Arapiraca, onde moramos e trabalhamos. Lá tem muito biomédico”, falou empolgada a biomédica Maria.

Marcos Lima ressaltou a importância deste movimento da atual gestão. “Vejo um avanço muito grande. Coisa que a gente nunca teve no Conselho”, sobre os serviços chegando aos Estados.

Rachel Maciel Marinho, Coordenadora do Curso de Biomedicina do Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC), que participou do evento no intuito de tirar dúvidas sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais, disse: “este momento serviu de estímulo para procurar fortalecer nossa formação acadêmica”.

O Biomédico Normando Cândido Monteiro Filho, relatou estar estimulado a participar do Sindicato. “Quero participar de alguma forma. Muito legal a ideia do Conselho fazer este encontro. Parabéns”.

Um dos participantes do CRBM2 Itinerante em Maceió foi o professor e subcoordenador de Estágio do Centro Superior Santa Juliana, Lucas Pedrosa Souto Maior. “Essa foi a primeira vez que tive um encontro com a representação profissional, em 8 anos de aluno e formado. A diretoria é bem acessível e aberta em querer ajudar a classe e em buscar novos parceiros entre os biomédicos”, falou Lucas Pedrosa.

Para o Biomédico Paulo Magno de Athayde Lamenha, Servidor Público do Estado e da Prefeitura de Maceió, “o Conselho vir até o profissional e escutar diretamente da categoria suas demandas é bem válido. Me sentia abandonado em relação ao Conselho, mas agora me sinto mais próximo”, desabafou Lamenha.

O Presidente do CRBM2, Dr. Djair de Lima Ferreira Júnior, se diz satisfeito com o projeto itinerante e já vislumbra chegar aos interiores nordestinos. “É um grande prazer poder estar perto dos biomédicos dos demais estados da nossa jurisdição, proporcionando-lhes acolhimento, serviços e apoio nas necessidades locais, relacionadas à nossa profissão. Nossa gestão pretende instalar novas estruturas de acolhimento nos estados onde ainda não temos seccional, como já aprovamos em plenária a seccional do Piauí, que em breve será inaugurada.”

Dr. Djair Lima acrescenta: “Este projeto “CRBM2 Itinerante”, que começou apenas com a intenção de estar mais próximo dos nossos biomédicos, hoje, já se encontra com vários serviços agregados e ainda terá outras novidades na segunda rodada, que iniciará após realizarmos os estados de Sergipe, Bahia e Pernambuco (que ocorrerá na cidade de Petrolina). Contamos com a participação dos biomédicos afiliados ou não ao CRBM2. Estamos apenas no início da gestão e muita coisa boa está por vir”, conclui Dr. Djair.

Por Alessandra Loyo