Não serão aceitos pagamentos através de depósito bancário e/ou transferência bancária. Utilizar unicamente boleto bancário.

I – Os documentos necessários são:

a) Requerimento devidamente preenchido, datado, assinado, com a impressão digital do polegar e fotografia colada. Preenchê-lo com letra legível, principalmente o endereço de e-mail, pois os contatos do CRBM2 são feitos preferencialmente via correio eletrônico. Para a assinatura e a impressão digital, deverá ser na COR PRETA e encaixadas dentro dos retângulos apropriados, sem atingir ou transpor as bordas. Não será aceito requerimento com falta de um destes dados ou em desacordo com o procedimento detalhado. Não se esqueça de juntar ao requerimento o Termo de Entrega/Devolução de Documentos devidamente preenchido e assinado para devolução do diploma e/ou entrega da cédula de identidade do biomédico a ser confeccionada pelo CRBM2;

Requerimento de Inscrição – Acesse aqui

Termo de Entrega/Devolução de Documentos – Acesse aqui

b) Cópia autenticada de um dos três documentos abaixo:
Certificado de ‘Título de Especialista’ na área solicitada, obtido por meio da Associação Brasileira de Biomedicina – ABBM
Certificado de ‘Título de Especialista’ na área solicitada, emitido por outras entidades mas, reconhecido pelo MEC
Certificado de pós-graduação (stricto ou lato sensu) contendo histórico escolar e a carga horária devidamente reconhecido pelo MEC.

c) A foto 3×4 deverá ser frontal, sem retoques, atual e com cor de fundo branca sem sombras ao fundo. Não serão aceitas fotos sorrindo, de perfil, com óculos esportes e roupas com dizeres políticos, de times de futebol ou comerciais, frases, carimbos, números e datas. A mesma deve ser obrigatoriamente colada no requerimento – não fixar a foto com grampos ou clipes. A foto 3X4 deve ser apropriada para documentos, com o rosto e ombros em posição de frente para a câmera e com maquiagem suave (se for o caso). Não utilizar fotos recortadas de outras imagens. Utilizar papel fotográfico para impressão da foto. Não serão aceitas fotos com marcas de clipes, rasuras ou visivelmente muito antigas;

d) Não será aceita Declaração ou Certidão de Conclusão de Curso em cumprimento a Resolução N.º 1, de 6 de Abril de 2018 do Conselho Nacional de Educação.

II – Pagamento referente a inclusão de habilitação:
a) Cartão de Identidade Profissional – R$ 98,00
b) Taxa de Remessa – R$ 31,00 (caso haja envio pelos correios)

III – Procedimentos:
A documentação será enviada junto com o requerimento para a sede do CRBM 2ª Região no endereço Rua Gervásio Pires n.º 1075 – Soledade Recife – PE – CEP 50.050- 070 ou entregue presencialmente através de agendamento. Poderá também ser entregue presencialmente por agendamento em uma das Seccionais do CRBM2. Os endereços constam no site www.crbm2.gov.br , link Seccionais. Após a análise da documentação, no prazo de 15 (quinze) dias úteis, o CRBM 2 irá enviar via e-mail o boleto bancário para pagamento das taxas e anuidade. Esse pagamento deverá ser efetuado no prazo máximo de 10 (dez) dias. Após esse prazo, caso o boleto não seja pago, o mesmo será cancelado e a documentação devolvida. Após o pagamento do boleto, enviar cópia desse pagamento por e-mail para pessoafisica@crbm2.gov.br .

IV – Observações:

a) Não serão aceitos documentos enviados via fax ou por e-mail;
b) Solicitação de inclusão de habilitação com documentação incompleta ou faltando informação serão devolvidas;
c) O Cartão Plástico de Identidade Profissional quando enviado pelo CRBM2 via correios será com AR (aviso de recebimento). Neste caso é necessário alguém no local para receber a documentação visto que, após 3 tentativas de entrega sem sucesso, os correios devolvem a correspondência ao CRBM 2;
d) Prazo para análise da documentação e envio do boleto bancário: 15 (quinze) dias úteis;
e) Prazo para emissão do Cartão Plástico de Identificação Profissional: 45 (quarenta e cinco) dias úteis após a confirmação do pagamento. ATENÇÃO: O Cartão de Identidade Profissional será entregue ao interessado de acordo com o modo declarado no formulário “Termo de Entrega / Devolução de Documentos”, que integra o requerimento de inscrição. São três modos possíveis: pessoalmente (com agendamento), por correios ou a terceiro expressamente autorizado (com agendamento);
f) No caso de realizar a inscrição presencialmente, poderá entregar todas as cópias da documentação solicitada sem estar autenticada desde que, apresente os originais para conferencia;
g) Em caso de urgência, desde que devidamente comprovado através de documento, o prazo para liberação do registro através de certidão é de 48h após a quitação das taxas e anuidade;
h) É requisito fundamental conter a assinatura do(a) requerente da inscrição no quadro do requerimento de inscrição bem como, a digital do polegar. No caso de ausência de alguns desses itens, a documentação será devolvida.

CRBM2 - Instruções para preenchimento de requisição