O perfusionista é o profissional treinado e capacitado para operar a máquina extracorpórea em cirurgias torácicas e cardíacas, sendo o responsável pela manutenção das atividades vitais do organismo, no momento da realização da cirurgia, e também garantir o funcionamento da circulação sanguínea durante a operação da máquina.

Nesse cenário, o biomédico é um profissional altamente requisitado em uma equipe, pois sem ele não seria possível realizar a cirurgia com uma margem de segurança no ato da execução do processo. O biomédico perfusionista torna o trabalho um grande sucesso. Nas últimas décadas, a perfusão vem se transformando no Brasil.

Entre as atribuições do biomédico perfusionista, destacam-se: operar máquina extracorpórea em cirurgias torácicas e cardíacas, responsabilizando-se pela manutenção das atividades vitais do organismo (oxigenação e circulação sanguínea). Atua em equipe de cirurgiões cardíacos; Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO); circulação extracorpórea / suporte cardiopulmonar; suporte circulatório / assistência ventricular, entre outros.

A biomedicina perfusionista é uma área que exige bastante disponibilidade de tempo. Além disso, o perfusionista deverá ser uma pessoa resiliente, pois lida com situações sob pressão, nas quais é preciso tomar decisões rápidas e adaptar-se à realidade. Nesta área, o biomédico lida diretamente com o paciente e seus familiares, e é preciso haver preparo psicológico e emocional para todos os desfechos.

O biomédico perfusionista pode atuar em hospitais que possuem serviço de cirurgia cardíaca ou se vincular a uma equipe médica que opere em diversos hospitais. Ele também pode trabalhar como especialista de produtos em empresas que revendem materiais para esta área. A atuação também vai até o campo da pesquisa, do desenvolvimento de protocolos e do ensino.

Saiba mais sobre a Biomedicina. O que faz um perfusionista?