Com o objetivo de fornecer orientações essenciais e promover um ambiente de debate construtivo, o Conselho Federal de Biomedicina realizará no dia 13 de março, em Brasília, um importante encontro para celebrar o mês da mulher. O evento será uma oportunidade para se discutir os direitos trabalhistas das biomédicas e a promoção do autocuidado feminino. Quem não estiver em Brasília poderá acompanhar o debate pelo canal do CFBM no YouTube.
- Sua carreira: um olhar sobre os Direitos Trabalhistas das Biomédicas Licença-maternidade, amamentação, redução de jornada de trabalho, e outras questões relacionadas aos direitos trabalhistas das profissionais biomédicas serão debatidos durante o evento. Especialistas estarão presentes para esclarecer dúvidas e oferecer orientações sobre os direitos garantidos por lei.
- Autocuidado feminino: Reconhecendo a importância do autocuidado para a saúde e o bem-estar das profissionais, serão abordadas práticas e estratégias para promover o autocuidado físico, mental e emocional das biomédicas.
De acordo com a idealizadora da Câmara da Mulher Biomédica, Dra. Janaína Naumann, este evento (que também terá transmissão online pelo youtube do CFBM), é uma oportunidade única para as biomédicas se informarem, se empoderarem e se conectarem com outras profissionais da área. “É preciso ampliar o debate e esclarecer ainda mais sobre direitos das mulheres, não só enquanto profissionais, mas também na esfera pessoal. Queremos mostrar que a Câmara da Mulher Biomédica tem, sobretudo, o papel fundamental de apoiar, orientar e esclarecer as Biomédicas de todo o país”, completou a conselheira.
Sobre a Câmara
A criação da Câmara da Mulher Biomédica é proporcionar um espaço que permitirá a troca de experiências, redes de apoio e, principalmente, abrir caminhos para as futuras gerações de mulheres que desejam trilhar essa carreira.
O lançamento da Câmara da Mulher Biomédica representa não apenas um avanço para as mulheres biomédicas, mas também um passo crucial para a evolução da ciência no Brasil. A iniciativa promete contribuir para a construção de uma comunidade mais inclusiva e diversificada, refletindo a riqueza de talentos e perspectivas que as mulheres biomédicas trazem para a sociedade.
Canal da Mulher Biomédica
No mês da mulher, a Câmara da Mulher Biomédica lançará um canal específico com o objetivo de apoiar as mulheres biomédicas vítimas de abusos e assédios em seus ambientes de trabalho. Será um espaço onde as práticas poderão ser denunciadas de forma segura para a profissional. O canal contará com o apoio de advogadas voluntarias que prestarão esclarecimentos jurídicos acerca das providências a serem tomadas pelas biomédicas.
Detalhes do evento:
Data: 13 de março
Horário: 14h
Local: Conselho Federal de Biomedicina com transmissão on-line pelo canal do CFBM no YouTube