O Conselho Regional de Biomedicina da 2ª Região (CRBM2) promoveu, no último dia 5 de julho, uma capacitação destinada aos delegados regionais da instituição. O evento foi realizado no Hotel Villa Park, no Recife, e contou com a presença de representantes dos nove estados que integram a jurisdição do CRBM2.

Durante o encontro, os delegados participaram de atividades de capacitação técnica para aprofundar os conhecimentos sobre a legislação biomédica, o Código de Ética, o funcionamento do Conselho e o processo de transparência institucional. Também foram realizadas simulações sobre o relacionamento com autoridades públicas, representantes do poder executivo e legisladores.

Para o presidente do CRBM2, Dr. Djair de Lima Ferreira, a iniciativa contribui diretamente para o fortalecimento do trabalho do conselho e da atuação dos biomédicos na região Nordeste. “O curso foi muito satisfatório, várias articulações foram feitas aqui e, a partir de agora, nós esperamos que os delegados possam sair preparados para apoiar muito mais a biomedicina em todos os estados do Nordeste”, afirmou.

O delegado do CRBM2 no Ceará, Samuel Frota, também avaliou positivamente a programação. “Tivemos aulas sobre jurisdição, legislação, além de aulas sobre as questões éticas que envolvem a nossa profissão, pra gente conseguir orientar os biomédicos em seus respectivos estados, e também melhorar nossa articulação política em prol da classe”, comentou.

“Por meio desse treinamento, aprimoramos nossos conhecimentos e pudemos repassá-los aos gestores, à rede pública e às instituições de ensino superior, o que certamente contribuiu para a valorização da nossa profissão.”, destacou Anselmo Filho, delegado do CRBM2 na Bahia.

Já o conselheiro titular do CRBM2, Jannison Ribeiro, ressaltou a importância de preparar novos profissionais para atuar com mais proximidade da sociedade. “Foi uma iniciativa muito importante, na qual capacitamos profissionais qualificados, essenciais para diversas funções voltadas à expansão da biomedicina em suas respectivas áreas de jurisdição. Eu já fui delegado, passei por essa experiência, atuei no Ceará e, agora, tivemos o prazer, como conselho, de formar novos profissionais de confiança, que estarão mais próximos da população, das instituições de ensino e dos biomédicos”, frisou.

CRBM2 realiza capacitação para delegados regionais no Recife