Habilitado para atuar em mais de 40 áreas diferentes, o biomédico tem a responsabilidade de poder usar suas capacidades para favorecer a justiça, auxiliando na investigação criminal e na identificação de criminosos. Armas e pegadas com marcas de sangue são alguns exemplos de provas encontradas em cenas de crimes que podem ajudar a encontrar o culpado em uma investigação. E o profissional capaz de analisar essas provas é especializado em Biomedicina Forense.

A Biomedicina Forense é focada na análise de amostras biológicas em cenas de crimes. Os profissionais que optam por essa área, usam seus conhecimentos e técnicas em genética e biologia molecular para apoiar a justiça e desvendar vários crimes, sendo esse seu papel principal. Quando solicitado, esse profissional faz um laudo técnico que pode auxiliar o juiz, o qual não tem entendimento da área.

O biomédico pode atuar em diversas áreas da perícia criminal, como por exemplo, perito em genética forense onde analisam todo tipo de material biológico seja ele humano ou animal. Já a perícia em química forense analisa e caracteriza drogas, fármacos, alimentos, agrotóxicos, tintas, combustíveis, entre outros. Além dessas atribuições, o biomédico pode atuar na toxicologia forense onde ele identifica e quantifica os efeitos prejudiciais associados a produtos tóxicos. Também é possível atuar na perícia local de crime, o ponto de partida de uma investigação com o intuito de esclarecer os crimes.

O profissional pode optar ainda pela perícia de meio ambiente onde vai analisar, com bases técnicas e científicas, as atividades relacionadas a crimes ambientais e suas implicações ao ser humanos e à natureza.